2018 será o Ano da Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa, após o ano de 2008 passaram-se 10 anos…

Como o tempo voa…

Com a chegada dos primeiros imigrantes no Brasil, cada um carregava em seu coração um SONHO. Atravessar o Oceano e passar dias navegando até chegar no Porto de Santos é realmente uma questão de perseverança e paciência. E um pequeno detalhe … sem recurso de um celular para passar o tempo navegando nas mídias sociais.

Vocês conseguem imaginar como era  o dia a dia desses imigrantes? O que eles faziam para passar o tempo?

O contraste de cenários, estilo de vida, pensamentos e atitudes alguns dos costumes que foram passados de geração a geração…, mas que em algumas famílias perderam-se no tempo. Uma pena ! sem registro, sem fotografia, nem mesmo uma selfie. Mas por outro lado os registros que permaneceram na história podem ser vistos no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

No Museu você terá a oportunidade de ver in loco algumas peças, histórias, registros fotográficos e “sentir” como os imigrantes “viviam” deixo em aspas, porque a realidade nua e crua de quem vivenciou muitas vezes deixaram guardado num compartimento a sete chaves, sem ao menos ser revelado. Mas ao refletir sobre toda essa trajetória a miscigenação de raças no Brasil acabou proporcionando um novo Norte da Cultura Japonesa, onde o ingrediente da criatividade transformou alguns dos pedacinhos da Arte Japonesa, digo pedacinho porque não é possível mensurar em números o tamanho desse Universo, afinal o nosso querido país Brasil de Norte a Sul de Leste a Oeste em cada Estado acolhe um pedacinho da Arte Japonesa, seja numa única família, numa escola, num kaikan, numa associação, num clube, numa empresa enfim…em N possibilidades.

E eu acredito que com o Furoshiki também seja dessa forma aqui no Brasil. A pitada de criatividade de cada um, transformou a Cultura do Furoshiki no Brasil. Mas a Alma do Furoshiki no ano de 2018 será muito especial!

Afinal são 10 anos !!! É um Ano de novos NÓS.

Acompanhem a viagem do Furoshiki, porque nesse ano estará embrulhado com diferentes furoshiki´s de todos os estilos.

E não se esqueçam, do Curso Online de Furoshiki se você não puder comparecer na aula presencial na Aliança Cultural Brasil Japão em Pinheiros.

#ficaadicasofia: Segue o link do Curso Online de Furoshiki:  www.cursos.sofiananka.com.br

Espero vocês! Ah! se você gosta de fotografia ou quer novas inspirações do furoshiki é só acompanhar o meu

instagram: @ecofuroshiki

Até breve!!!

Arigato de coração e um brinde carinhoso para todos os Imigrantes Japoneses.

#ficaadicasofia

Arigato de coração

Profa Sofia Nanka Kamatani #sofiananka

instagram: @ecofuroshiki