O Japão é um país encantador e inspira qualquer um! Ao chegar no Aeroporto de Narita e ao desembarcar nota-se a grande diferença ao retirar a bagagem. Aqui no Brasil a bagagem é jogada de qualquer jeito, sem nenhum cuidado no manuseio… hoje é possível até ver na tela o desembarque das “bagagens” é assustador para não dizer revoltante…,mas isso vou deixar de lado e voltar na maravilhosa retirada da bagagem no Japão, as malas saem enfileiradas e não é só isso, a alça da mala está direcionado para o seu lado para facilitar a retirada. É maravilhoso como o japonês é cortês e a preocupação para com o cliente é 10!.

Esse estilo do japonês ser educado e cortês para o cliente se faz presente em todos os estabelecimentos sem restrição. E mais infelizmente aqui no Brasil a grande maioria julga pela aparência, digo isso porque NUNCA tive coragem de entrar numa loja Tiffany aqui no Brasil ao contrário no Japão pude entrar, fui bem atendida e independente se eu ia comprar ou não o atendimento foi excepcional!!!

Depois que você se acostuma com tanta cordialidade ao retornar ao Brasil você até estranha e sente falta…mas tudo isso fica para os outros capítulos.

A ANA( All Nippon Airways), companhia aérea japonesa + Isetan Mitsukoshi (é o nome do Shopping Japonês), mais conhecido como Depaato na pronúncia japonesa, promoveram um vídeo no You Tube com o título Is Japan Cool? é uma série que mostra o que é Cool no Japão. Nesse link anexo o Furoshiki é ressaltado como a cultura do wrapping de embrulhar objetos. Eu sou suspeita para elogiar é claro. Mas como eu sou apaixonada pelo Japão espero que vocês curtam bastante!

Boa diversão para fazer um pequeno tour pelo Japão! O Japão é COOL né?

Arigato, Ecofuroshiki Brasil

Sofia Nanka Kamatani