O que é mottainai?

Hum…, mottainai escutava esta palavra na minha infância, aliás, quando deixava um restinho de comida no prato minha mãe dizia: ” Mottainai” ou seja que desperdício!.Porque na época que ela vivenciou na Guerra um grão de arroz valia ouro!, Portanto desperdiçar comida jamais!!!  Comparado, hoje ao século XXI temos tudo em excesso e o descarte então nem se fala…, por isso hoje há várias campanhas para conscientizar, educar e repensar.

Nessa semana, infelizmente a líder do Mottainai Wangari Maathai despediu-se deste Universo e foi descansar. Queniana e ganhadora do prêmio Nobel da Paz em 2004 difundia a palavra Mottainai e ensinava sobre a importância desta simples palavra. Acredito que a simplicidade desta queniana fez com que o Japão pudesse acolher a Campanha e difundir entre os japoneses, uma palavra, que talvez tenha  sido deixado de lado, por conta do novo estilo de vida do século XXI.

Uma palavra para refletir sobre o consumo e descarte desenfreado, portanto vale ressaltar os 3 R´s reutilizar, reciclar, reduzir e acrescentar mais 02 R´s repensar e acima de tudo RESPEITAR o próximo.

Quem sabe o conceito ZEN de vida pode vir à tona novamente, do que é simples assim como no conceito de design também ” less is more” , ou mesmo outras palavras que surgem como slow food, slow life, “SLOW”, será que conseguimos ter um slow time?

Mas de volta à questão do “mottainai”, hoje com N campanhas, um grão do mottainai pode ser inserido no cotidiano com pequenas e simples atitudes, isso sim faz uma GRANDE DIFERENÇA.

Quer saber um pouco mais? na Revista Mundo OK do mês de setembro tem uma matéria sobre o MOTTAINAI e suas aplicações no cotidiano.

Segue o link para os interessados e boa leitura.

http://www.mundook.com.br/?p=3453

 

 

 

 

 

 

 

 

Obrigada, Ecofuroshiki Brasil